
Cansei-me!!!!
De ser passivo e esperar que se faça alguma coisa, por quem quer adoptar uma criança.
Vamos deixar de ser reactivos (relativamente às coisas más), para passarmos a ser pró-activos.
Pretendo criar uma campanha de sensibilização para que se promova um debate profundo, sobre o futuro da “adopção de crianças” em Portugal.
![]() |
Adopte uma atitude - Divulgue esta iniciativa As crianças agradecem – E todos nós também. |
Temos de começar a debater:
- As obrigações do Estado perante as crianças abandonadas e em risco;
- Criação de um Portal na Net com todo o tipo de informação para facilitar a adopção;
- Criação de agências de adopção;
- A adopção de crianças estrangeiras;
- A adopção e a sociedade civil;
- Que meios serão necessários para implementar a nova lei;
- A humanização e apoio mais eficiente, pré e pós adopção.
Já iniciei o envio de um email para algumas pessoas para iniciar a campanha de sensibilização para o debate deste tema. Gostaria, com o apoio de todos, que me enviassem, emails de pessoas e de entidades, a quem este tema possa suscitar alguma motivação para o debate.
Poderão divulgar a iniciativa da forma que pretenderem, o importante é lançar o debate.
Todas as hipóteses estão em aberto:
- Pessoas com importância relevante na sociedade;
- Entidades publicas e privadas;
- Comunicação social;
- Tv - Publica e privada + canais por cabo
- Rádio
- Revistas e Jornais
- Editores e livreiros
- Blog’s (sim, considero os blog’s nesta categoria)
- Instituições de solidariedade social e outras;
- Comissões e grupos de trabalho;
- Associações
- Sites de Internet
Apoie esta campanha, da forma que achar melhor. Poderá colocar o "boneco" no seu blog ou Site, colocando o seguinte código:
<a href="http://eu-adoptei.weblog.com.pt/arquivo/036856.html" target="_blank"><img src="http://www.digitalset.net/blog/Logo_eu_adoptei.gif" width="96" height="150" border="0"></a>
Veja a lista das entidades solidárias com a campanha de sensibilização.
Bem hajam, pelo apoio.
PauloS
Publicado por PauloS em novembro 23, 2003 10:32 PMMe parece fantástica esta iniciativa... tens muita razão :em vez de ser passivos temos que fazer tudo aquilo que estiver nas nossa mãos para tentar melhorar as coisas . Tens tudo o nosso apoio .
Animo e conta connosco : Mª paula + Roberto
Vários Blogs já colocaram o "boneco" da campanha.
(Veja a lista no post acima)
Vamos despertar algumas consciências.
Também já canta no meu blog, o seu "boneco"!
Muita sorte para a campanha. Não posso fazer nada de prático, mas no que for divulgação de iniciativas, pode contar comigo e com o meu "Cocó".
E no meu também! Felicidades para a sua campanha e tomara que existissem mais pessoas como o Paulo. Um grande bem haja!
Afixado por: catarina em novembro 26, 2003 10:22 AMJá coloquei (em Post-Scriptum ao texto que tinha publicado) o símbolo desta meritória campanha.
Coragem!
Já esta. Muitos pequeninos contributos fazem uma grande contribuição.
Afixado por: Adelino J.Silva em novembro 27, 2003 11:14 AMNão é grande ajuda, mas o logo já cá está. Duas duzias de mails vão seguir. Mais ideias, talvez mais tarde. Um grande sucesso!
Afixado por: vmar em novembro 29, 2003 11:14 PMMais que um desejo, é um sonho pensar que qualquer pessoa, como eu por exemplo, ao sentir o amor por uma criança e não a poder ter em nossos braços e dar-lhe todo o carinho que ela precisa e merece. É um debate urgente e por isso vou fazer o possível para viabilizar este desejo comum.
Cumprimentos e votos de felicidades,
Vera Galhardo
Olá! Também vou colocar o bonequito no meu blog, e conte comigo para divulgar o que for necessário.
Afixado por: Ana em dezembro 6, 2003 10:44 AMParabéns pela campanha. Já tenho "post" e o símbolo e para o que for preciso em termos de divulgação ou contactos, pode contar comigo.
Afixado por: Ana Afonso em dezembro 6, 2003 12:29 PMVou já colocar! Tenho que ajudar os meus amigos!
Afixado por: Mafalda em dezembro 10, 2003 03:47 PMViva!
Sou pai de uma menina de um ano de idade e estou solidário com a vossa campanha.
Não sei se por cobardia se por egoismo nunca adoptei uma criança. Desculpem.
Todos aqueles que adoptam uma criança estão na minha lista de heróis.
Força e parabéns pela campanha.
Uma iniciativa a louvar...Vai em frente!!!
Afixado por: Fala Barato em dezembro 12, 2003 07:41 PMNão percebo tanta burocracia relativamente à adopção de crianças. Quando alguém quer fazer alguma coisa com interesse para as crianças, esbarra com esquemas legais, obsoletos ou enquadrados por leis inadequadas.
Acho que está na hora de se fazer legislação que favoreça o real interesse das crianças. Dirão que eles não sabem o que querem. Talvez não saibam! Mas há uma coisa que todos sabemos. Eles não querem ter fome, querem ter uma família, querem ter uma escola para aprender e não querem sentir-se abandonados. Isso eu tenho a certeza. Todos sabemos!
Afixado por: Ventor em dezembro 12, 2003 08:13 PMNo meu blog já está. Estou à disposição para ajudar a divulgar de outras formas também.
Afixado por: Cláudia Rodrigues em dezembro 15, 2003 06:37 PMViva. Gostei da descoberta que aconteceu ao "tropeçar" quase por acaso neste blog... Parabéns pela iniciativa.
Sou novata em blogs e ainda mais em adopções... Na verdade sou uma "candidata a tia", e ainda que a minha experiência (e ansiedade) não seja em tudo idêntica à dos pais, o meu empenho não é menor...
Tenho dois filhos e essa experiência diz-me que não é possível "andar" grávida(o) durante anos, estar preparada(o) para que o encontro se dê um destes dias... ou um destes anos...
No meio das minhas deambulações para perceber este (por vezes sinuoso) caminho, há uma questão que neste momento me parece central... que gostaria que comentassem, sobretudo se alguém tiver "dados" que não confirmem esta minha "inquietante impressão"...
Aqui vai: Apesar do "optimismo" com que vejo a nova lei, receio que o grande problema persista em relação aos milhares de crianças que se encontram em instituições de solidareidade social, que efectivamente não são devidamente sinalizadas e, muito menos, têm um projecto de vida definido (ou em definição...). Essas instituições são subsidiadas em função do número de crianças, e em alguns casos de que tenho notícia não há a menor vontade de encaminhar as crianças seja para onde for... porque cada uma delas representa uma dotação em termos de subsídio, que me dizem ser tanto maior quanto menor a idade da criança... Não me refiro a centros de acolhimento dependentes directamente da SS mas a todo um "mundo" de internatos subsidiados... "abandonados"... e que assim preferem continuar porque os seus dirigentes pretendem manter a sua inteira autonomia.
Não será este também um dos factores da enorme discrepância entre o número de crianças institucionalizadas e o número de crianças encaminhadas para adopção?
Já adoptei no meu portal o desenho.
Brevemente irei fazer referência num artigo à campanha.
Boa sorte!!
Capniro
Afixado por: Capniro em janeiro 5, 2004 07:35 PMPois é, já adoptei o boneco. Mas a criança que tanto espero aínda não e já lá vão cerca de três anos .
Esta burocracia desespera-me.
Dina
Eu cria adoptar em singular mas não podia
Afixado por: Magda em janeiro 12, 2004 08:43 PMJá coloquei o boneco no meu blog, e vou escrever sobre o assunto por lá. É um assunto demasiado importante para ficarmos indiferentes.
Afixado por: M. em janeiro 28, 2004 03:54 PMAcho excelente esta iniciativa e, por isso mesmo, já coloquei também no meu blog, o bonequinho, para ajudar na divulgação. Assim que possa, colocarei um artigo a divulgar a campanha, para não ficar apenas pelo boneco!
Afixado por: Anjo Do Sol em fevereiro 22, 2004 09:31 PMGostei da iniciativa e já aderi... ;)
Afixado por: hogwart em fevereiro 24, 2004 07:22 PMJá adoptei no meu blog o desenho.
www.capitaofantasma.nletras.com
Afixado por: Capitão Fantasma em março 3, 2004 05:50 AMeu adoptei uma criança há ano e meio. é muito bonita e cresceu num ano 16 cm. nao falava grunhia. faltava-lhe amor de familia. mae
Afixado por: perola em março 13, 2004 09:19 AMJá coloquei o link no meu blog. Agora mãos a obra!
Afixado por: Trintapermanente em março 14, 2004 06:34 PMola tenho 16 anos e tambe~m quero adoptar uma criancinha!! queria que fosse de cor negra e que tivesse uns 3/5anos, mas...gostava de o fazer sozinha! acham que daqui a uns anos este meio das adopções esta melhor?ja que estao mais dentro deste assunto! nao digam que é uma coisa passageira, porque nao o é! sempre quis adoptar e sei que o vou fazer! e quero com aquelas caracteristicas porque pelo o que eu sei são os que costumam ser mais abandonados!!
obrigado por terem lido! boa sorte para todos e gostava muito que pudessem responder!!
Afixado por: maria ines em março 14, 2004 07:24 PMEstamos nisso. Há muito que a adopção merece outro tipo de preocupações e responsabilidades. Esta campanha já está "linkada" no meu blog.
Afixado por: Carlos Tavares em abril 7, 2004 03:55 PMJá coloquei o link no meu blog!Gostei da vossa iniciativa!Força nisso;)**
Afixado por: Kleopatra em abril 12, 2004 04:16 PMOlá,
Já há muito tempo que queríamos participar neste blog, mas por falta de tempo, inspiração ou por simples comodismo fomos adiando. Até hoje, 18 de Maio, o dia mais importante da nossa vida (a seguir ao nascimento do nosso filho). Faz hoje seis meses que entregámos toda a papelada necessária e suficiente para sermos considerados candidatos a adoptantes. Faz hoje precisamente seis meses que abraçámos de corpo e alma este novo projecto de sermos novamente pais. Sem imposições de cor, raça ou credo, menino ou menina tanto faz. Duas da tarde. A angústia foi servida fria ao almoço. O correio já chegou mas não trouxe nada de novo, apenas as cartas do costume acompanhadas da espera. A enorme espera. Hoje passados 180 dias a nossa resposta tarda. Acho que conseguem compreender a nossa ânsia. Que saudades do futuro! Quem nos dera ser amanhã, ou outro dia qualquer, para ver o carteiro a passar e trazer a carta da esperança, da nossa nova gravidez. Vamos mais uma vez à caixa do correio, verificar o mesmo vazio que nos vai na alma. Procura-se em vão o pombo-correio que nos traga a boa nova: fomos aceites como candidatos a pais adoptivos (não admitimos outra hipótese). Passa-se em revista todas as conversas tidas com todos os membros da equipa de adopção, analisa-se todos os papéis, os pequenos apontamentos escritos à pressa. Não existem dúvidas, o prazo termina hoje. Consulta-se o Diário da Republica, confirmam-se as datas. É hoje o dia, o dia mais esperado…
Era hoje, o dia foi chegando ao fim, não foi hoje, talvez amanhã…quem sabe.
Esta espera, desespera-nos…
Até breve.
Armando Tavares e Paula Oliveira
Como nós os entendemos. Pois já estamos nesta angustia já lá vão 3 anos e nada.
Este último mês aínda pior, pois esperamos a tal dita carta a dizer se somos candidatos aptos ou não.
A nossa maior tarefa diária neste último mês tem sido ir ao correio 4 a 5 vezes por dia.
Que sofrimento.....
Olá Armando e Paula! Que ternura as linhas do vosso comentário! mas como tudo, até a ternura tem o seu lado acre, também ela serve para mostrar o outro lado desta batalha...
Também os meus 180 dias já lá vão... não vos servirá de consolo, claro, mas sintam-se pelo menos unidos pela mesma esperança que é a de todos nós...
Quem sabem um dia, seremos aquele país extraordinário e cheio de força, que nos permitirá, como noutros países, termos os nossos filhos em casa ao fim de um ano... quem sabe...
Um abraço a ambos.
Benedita
Afixado por: Benedita em maio 19, 2004 12:28 AMOlá,
Estamos grávidos.
Não se aguentou a ansiedade e resolvemos telefonar para Segurança Social, para saber as novidades. Tal como o esperado o teste de gravidez deu positivo. Vamos receber a carta nos próximos dias. Que alegria. Grávidos no coração! Finalmente! Resta saber quanto tempo vai durar esta gravidez não biológica. Contaremos os dias ou os anos, até à vitória final, a do amor pelas crianças....
Até breve.
Ola Armando e Paulo! Devo dizer que fiquei comovida com o vosso entusiasmo. Parabéns pela vossa gravidez do coração. É certo que, mais lá para a frente são capazes de sentir um certo desalento pela loga gravidez que vão passar. Mas chegará uma altura ( que pode ser daqui a alguns anos ) em que sentirão que valeu a pena. A minha gravidez já vai quase nos cinco anos....., mas continuo a agurdar com toda a paciência do mundo.
Boa sorte para vocês.
Ola Armando e Paulo! Devo dizer que fiquei comovida com o vosso entusiasmo. Parabéns pela vossa gravidez do coração. É certo que, mais lá para a frente são capazes de sentir um certo desalento pela loga gravidez que vão passar. Mas chegará uma altura ( que pode ser daqui a alguns anos ) em que sentirão que valeu a pena. A minha gravidez já vai quase nos cinco anos....., mas continuo a agurdar com toda a paciência do mundo.
Boa sorte para vocês.
Olá a todos.
Fiquei contente, depois de tanto tempo,em saber que existe um espaço como este para poder pedir ajuda sobre este assunto da adopção. Adoraria poder adoptar uma criança, mas não tenho conhecimento de como poderei fazê-lo. Peço a vossa orientação.
Obrigado.
Olá Fatima! Se procurar bem, vai encontrar todas as informações que precisa neste blogue.
No entanto, posso desde já adiantar que o primeiro passo é dirigir-se á Segurança Social do seu local de residência. Lá irão informá-la de todo o procedimento.
Parabéns pela sua decisão e nós cá estamos para esclarecer qualquer dúvida que tenha.
Um abraço, Isabel M.
Muito louvavel sua atitude. Eu posso lhes dizer que a melhor atitude que tomei em minha vida aconteceu há 10 anos atrás, quando meu filho mais velho contava 18 anos, minha filha, 14 anos e surgiu-me a chance, enviada por Deus, de ter outro filho, um bebê, contando apenas dois dias de nascido, que a mãe biológica abandonara. Peguei-o, trouxe-o para meu amor, minha vida, minha família. Ele hoje tem 10 anos e é a alegria da minha vida. Não pensem que foi ele quem teve sorte, fui eu! Não há diferença alguma dentro de mim com relação aos meus tres filhos. Dois são biológicos e o outro nasceu da minha vontade, da minha alma. Amo os tres da mesma forma.
Afixado por: janine ribeiro em maio 30, 2004 12:26 AMAcho extraordinário o vosso trabalho, não conhecia,iniciei há 3 anos um processo de adopção, já fomos aprovados e contínuo á espera,é lamentavel as dificuldades que existem para adoptar crianças, tenho um filho biologico defeciente, com algumas dificuldades lá vai indo, todo o amor que podemos dar ás crianças vai se reflectir no seu futuro e tenho visto isso com o meu, bem hajam a todos e desculpem este meu desabafo. Obrigado
Afixado por: Paulo Dias em junho 7, 2004 01:34 PMGostava de ter o feed-back do encontro de 30 de Junho que lamentavelmente não pudemos comparecer
Afixado por: Carla Cunha em junho 14, 2004 02:00 PMA vossa campanha me despertou interesse e já divulguei.
É isso mesmo tomar uma atitude e usar este veiculo de comunicação de nome internet para fins uteis e honrosos.
Pensar para além de nós e não somente pensarmos no que desejamos...
olá a todos os que esperam...
queria deixar uma mensagem de ESPERANÇA .
-casamos à 20 anos
-ao fim de 2 pensamos em ter um filho
-ao fim de 8 estavamos desesperados,de exames,temperaturas,e desilusão
-ao fim de 12,já fizeramos 2 fiv com insucesso
-ao fim de 14,ainda esperavamos que a equipa de adopções(que já nos considerara aptos...passando para isso todos os prazos legais)nos entregasse o filho tão esperado
-MAS NUNCA DESISTIMOS DE LUTAR,todas as semanas lhes telefonavamos,umas vezes pedindo explicações,outras só a lembrar a nossa agonia!
-VALEU A PENA TODOS OS DIAS E ANOS DE ESPERA
-entregaram-nos o filho que todas as mães sonham...saudavel,lindo,grande,bébé,parecido connosco(na altura só fisicamente,hoje até mais na maneira de ser)
-por isso peço-lhes NUNCA DEIXEM DE LUTAR pelo vosso sonho,Deus escreve direito por linhas tortas,se calhar esta provação,leva-os a poderem saborear melhor cada minuto com o vosso futuro filho.
PARA NÓS VALEU A PENA mesmo depois de anos de desespero e duvidas(porquê nós????)
PARA VOCES TAMBEM VAI HAVER UM FINAL FELIZ
(SE QUISEREM DESABAFAR OU TIRAR DUVIDAS,A MINHA EXPERIENCIA ESTA A DISPOSIÇAO-USEM O EMAIL)
Afixado por: gi em junho 30, 2004 02:12 PMMais vale tarde que nunca... aderi agora a esta iniciativa... muito boa por sinal... encontrei-a num outro blog (já não sei qual) e cá estou eu... com um lindo icon no meu blog também :) Bjs
Afixado por: ridufa em junho 30, 2004 08:04 PMem primeiro lugar, gostaria de felicitar-vos pelo esforçado site que "navega" pelos complicados meandros da adopção.
em segundo lugar o assunto que me leva a escrever-vos é a sensação de derrota que sinto de cada vez que tento obter informações acerca do meu caso. estou inclusivamente a pensar escrever ao Dr.Vilas Boas, presidente da Comissão à Adopção em Portugal, para lhe dar conhecimento de que existem casais no Porto inscritos na SS desde o ano de 1999 e cuja candidatura foi aprovada no ano seguinte, a quem tanto as técnicas (psicóloga e assistente social) não prestam qualquer tipo de apoio psicológico ou dão informações acerca do assunto. estas são funcionárias públicas com deveres que não sabemos bem quais e era necessário saber quais os critérios por elas adoptados - se são, de facto, critérios ou sim meras empatias ou títulos honoríficos - e se realmente visam o bem estar da Criança.
em ultimo lugar, enfatizo o comentário de anaS em dezembro de 2003 que expunha a minha opinião: a descrepância entre o nº de crianças institucionalizadas e o nº de crianças encaminhadas para a adopção poderá ser resultado do "mundo de internatos subsidiados e abandonados que assim preferem continuar porque os seus dirigentes pretendem manter a sua inteira autonomia".
com isto convenço-me que cada uma destas crianças é tratada como "ganha-pão" e não como Criança, como ser humano puro e inocente que é.
é isto a minha luta. para o bem estar das crianças.
Locas
Realmente o sua vez deveria estar a chegar, pois sei que durante este ano tem estado a entregar crianças aos candidatos inscritos em 1999 na SS do Porto. Penso que deve mesmos seguir em frente e queixar-se ao Dr. Vilas Boas.
Terá ao menso direito de saber, quantas pessoas estão ainda à sua frente. Ou os seu criterios de selecção da criança a adoptar são muito rigidos (Tipo menina, branca com menos de 6 meses), ou estão alguma coisa se passa!
So nao quero é homosexuais a adoptar criancas, pois acho isso uma infelicidade.
Um bem haja para todos.
Caro José Bernardo,
Permita-me discordar. Sou a favor da adopção por homossexuais. Claro que não é a situação perfeita. O ideal seria uma criança ser adoptada por casais heterossexuais que a educassem dentro da “normalidade”. Mas será o mundo normal e perfeito? Claro que não. Se o fosse, simplesmente este blog não existiria, porque certamente num mundo perfeito os pais não abandonariam os filhos, logo não haveria crianças para adoptar e não havendo o móbil, esta troca de opiniões não teria sentido. Veja as coisas as coisas por este prisma: o que é melhor para uma criança? Ser criada de qualquer maneira nas instituições que não nos oferecem qualquer garantia de qualidade e segurança (veja o caso Casa Pia) ou ser criada por dois pais do mesmo sexo (homens ou mulheres) que lhe dão todo o amor e carinho. Claro que esta última hipótese é bastante contra natura, mas acredite que seria muito melhor para as crianças. Longe de ser a situação ideal, mas sem dúvida o menor dos males. Muito melhor do que deixar as crianças atingirem a maioridade meio perdidas nesses internatos frios e insensíveis.
Respeitosamente,
Armando Tavares
Há muito que penso em adoptar uma criança. mas sempre que me debruço sobre o assunto, a informação que colho faz-me desistir. Não estou disposta a ver a minha vida pessoal devassada por funcionários públicos apoiados por critérios que não entendo nem me são dados a entender. Afinal toda a gente pode ser Pai/Mãe bilológico/a sem qualquer tipo de preparação, teste de aptidão ou termo de responsabilidade. Já quem quer adoptar é submetido aos mais duros testes, devassas e exageros de critérios de selecção, tendo ainda que se submeter a uma espera interminável e incoerente com a situação em que a maioria das crianças institucionalizadas estão! Acho que aquele comentário que aponta como razões da dificuldade em adoptar os interesses materiais de algumas instituições de acolhimento de menores, tem todo o fundamento. Dever-se-ia investigar se as crianças não serão ,afinal, um bom negócio e dexá-las ir para adopção talvez seja desrentabilizar esse negócio...Afinal com tantas crianças abandonadas, como é possível haver mais adptantes do que crianças?
Por outro lado existe ainda o caso dos Pais biológicos que, por conveniência própria encaminham os filhos para as instituições, sabendo que se as visitarem de 6 em 6 meses elas nunca poderão ser adptadas. Desta foma arranjam um estratagema para criar as crianças ( mal, é certo)e, embora de facto as abandonem de facto, acabam por as ter do ponto de vista legal. Este é o caso dos pais toxicodependentes ou excluídos socialmente que se valem do sistema para criarem crianças infelizes a quem negam, desta forma egoísta, a possibilidade de serem felizes com uns pais do coração que as amem de verdade...
Há muito para se dizer sobre isto..Muito caminho a percorrer...Eu continuo a acalentar o desejo de adoptar...um dia....
Cristina, concordo com tudo o que diz. O prazo de seis meses de visitas por parte dos pais biológicos aos filhos parece que foi reduzida para três meses. Não que isso vá alterar alguma coisa de substancial nos processos de adopção, porque o restante que diz, e quantas outras coisas mais, é que será o verdadeiro motivo de haver / continuar a haver tantas crianças nas instituições...
Afixado por: Maria van Dijk em agosto 25, 2004 10:26 PMBoa noite a todos venho partilhar a minha opinião
é assim a lei até pode reduzir o prazo da avaliação para seis meses mas isso não muda nada se os casais continuam a esperar imenso tempo.
o meu caso estou á espera á 4 anos e 5 meses ainda hoje entrei em contacto com a ss e me dizeram que não sabiam quando seria a minha vez.
Pois ainda estão a entregar crianças do meio de 1999 é inacreditável mas é verdade. quando é que chegará a minha vez?
Mas não perco a esperança e digo a todos os casais que esteigam na mesma situação tenham esperança. Um grande beijo para todos e boa sorte.
Somos um casal, que esteve 4 anos à espera que o processo de adopção ficasse terminado. Mas valeu bem a pena agora temos o nosso filho.
O que dizemos a todos os casais que querem adoptar é para não desistirem e irem com o processo para a frente, porque as crianças merecem todo o nosso amor. O nosso filho ensinou-nos muito.
parabéns graça e paulo. ficamos todos felizes com a vossa felicidade...
inscrevam-se no encontro de outubro. poderão encontrar informação neste blog. gostariamos muito de os ver por lá...
felicidades
Boa tarde a todos!
Ao navegar na internet, pois procurava informações sobre a fundação do gil, descobri o vosso site, fiquei muito emocionada, ao ler algumas cartas, pois nós inscrevemo-nos agora no inicio do mês de agosto de 2004, para adoptar uma criança, já sei que vou ter um longo caminho a percorrer, mas tenho esperança que a minha vez há-de chegar.
Só espero que esta nova lei venha tornar as coisas mais fácil.
Muitas felicidades para todos os pais.
Um grande abraço.
Afixado por: Anabela Azevedo em setembro 13, 2004 01:38 PMolá, não sei se este será o sítio correcto para colocar esta pergunta, mas aqui vai.
Alguém conhece instituições / centros de acolhimento de crianças, no porto? Eu sei da existência da Casa do Caminho, em Matosinhos, mas gostaria de conhecer mais, para saber da eventualidade de fazer lá algum trabalho de voluntariado.
Obrigada a todos,
ângela
cara angela,
experimente contactar a santa casa da misericórdia...tb. têm centros de acolhimento de crianças...
também fiz voluntariado numa instituição da SCM.
boa sorte...
envio por email brochura para distribuir no seu consultório...obrigada pela disponibilidade...
bem haja
Olá.
Só uns breves comentários ao exemplo de código para colocar a imagem com o link no nosso site:
1. o código subentende que a imagem fica no servidor remoto (neste weblog); isto pode causar problemas a quem, como é o meu caso, tem o browser configurado para não mostrar imagens externas ao servidor em que se encontra a página visualizada, o que é muito útil para bloquear anúncios.
2. o atributo target="_blank", que 'obriga' a que o link seja aberto numa nova janela, para além de incomodativo (tem um comportamento não solicitado) é desnecessário: quem quiser abrir o link numa nova janela só tem de fazer clique sobre a imagem com o botão alternativo do rato (o direito para os dextros) e escolher a opção 'abrir numa nova janela' (ou abrir num novo separador, se estiverem a usar um browser com essa possibilidade); o comportamento esperado ao clicar num link é 'seguir o link', abrindo a página apontada no lugar da anterior.
Cumps.
Afixado por: António Dias em setembro 21, 2004 01:27 AMEu suporto com todo o meu apoio, fazem campanhas no mundo todo para adoptar-mos crianças, mas temos de ser reis para que possa-mos conseguir uma, vamos mudar essa politica, dar uma chance a estas pessoas e a todas as crianças, de dar e receber amor.
Afixado por: Ricardo em outubro 4, 2004 10:54 PMEu suporto com todo o meu apoio, fazem campanhas no mundo todo para adoptar-mos crianças, mas temos de ser reis para que possa-mos conseguir uma, vamos mudar essa politica, dar uma chance a estas pessoas e a todas as crianças, de dar e receber amor.
Afixado por: Ricardo em outubro 4, 2004 10:54 PMLamento só hoje ter tido conhecimento deste local de conversa. Sou mãe de três crianças. Com elas aprendi o que é o amor, a companhia, o sabor da vida. Depois do meu divórcio aprendi a dar-lhes um outro valor. São o meu esteio, a minha força.
Face à adopção lamento profundamente o país em que vivo. Diz-se que agora é mais rápido adoptar. MENTIRA. Há um numero inimaginável de crianças sem colo e outro ainda maior de colos sem crianças. Por vezes julgo que as instituições não querem entregar-las. A caminhada dos futuros adoptantes é um verdadeiro calvário. Será que pretendem a sua desistência? Quando chegará a desburocratização às crianças? E já agora para quando a responsabilização CRIMINAL de quem analisa os processos de maus tratos, os arquiva, e como RESULTADO essas crianças são MORTAS.
Desculpem. Amo os meus filhos, e por isso defendo a liberalização do aborto para quem os não queira e a desburocratizzação da adopção para quem os quer.
Maria Seabra,
concordo totalmente consigo. Aliás, quanto mais aprofundo o meu conhecimento sobre o assunto - adopção - mais me convenço de que tudo o que se faz não é, como manda a Lei, no Supremo interesse da criança, mas sim, no Supremo interesse dos pais biológicos.
Não consigo entender como é que retiram crianças às famílias biológicas durante uns meses, um ano, dois anos ou mais, na expectativa que a família se recomponha e resolva os seus problemas, sejam eles quais forem, e que as volte depois a lá colocar, como se de peças de mobiliário se tratassem. Esquecem-se que um ano ou dois na vida de um adulto pode ser um tempo relativamente curto, mas dois anos para uma criança de seis são um terço da sua vida!
Parece-me, infelizmente, que os interesses económicos (nomeadamente dos lares que recebem subsídios por cada criança que acolham) e a falta de verbas que o Estado dedica a este tipo de crianças, (e a este tipo de problemas sociais) estão por detrás de vidas inteiras passadas em instituições, sem o mínimo respeito pelo direito à família, ao colo, ao amor e à segurança que um lar "adoptivo" pode conceder.
Não digo, evidentemente, que as famílias biológicas não devam de ser amparadas e ajudadas de todas as formas possíveis. Agora isso não pode, de forma alguma, ser feito à custa das crianças. Elas não podem, sob qualquer pretexto, servir (simplesmente porque os "ricos" pais biológicos não os querem largar),para expiar os erros dos seus pais, ou como prémio de consolação a famílias que conseguem reestruturar-se.
Desculpem-me o comentário tão extenso, mas de facto, quanto mais leio e pesquiso, mais estarrecida e irritada fico com o desrespeito pelos direitos da criança que a Lei Portuguesa teima em perpetuar.
Realmente a adoção é complicada e muitas vezes acontece de acordo com o interesse de alguns poucos "poderosos" que controlam a tudo e a todos em diversos países, não só em Portugal.
Ma estas coisas por pior que pareçam, só poderão ser mudadas com o tempo e com o esforço de pessoas como nós, que adormos as crianças, pois dela é o mundo de amanhã, e eu não gostaria de deixar um mundo pior para qualquer uma delas.
Obrigado pela oportunidade de participar desta campanha...
Abraços saudosos do lado de cá do Oceano.
Salve as Crianças! Salve o Futuro! Salve pessoas como vocÊs AMIGOS!
Nada que pudesse escrever, conseguiria expressar minha admiração e o meu agradecimento, por você perante a sua atitude.
Ah... Se todos fossem iguais a você... que maravilha viver!
Parar de culpar, de responsabilizar outros, tomar inicitiva e fazer, não para quem quer.É para quem pode e sabe.
Parabéns e obrigada pela lição de vida e pela oportunidade de atuar. Estarei divulgando em grupos e em e-mails o máximo que puder.
Conte com mais uma pequena colaboradora.
Abraços
Sandra Lúcia
É salutar a iniciativa; todavia faço um pequeno reparo: não concordo com o termo "adopção", pois quem realmente quer "adoptar" antes de mais quer amar e é justamente por isso que os processos são morosos, pois que na borucracia não existe amor.è uma responsabilidade enorme ser mais mãe ou pai na odopção; Um bem haja aos futuros pais que pedem como quem esmola pede uma criança para cuidar e amar, e uma criança precisa de um pai homem e uma mãe mulher, para que a sua existencia tenha sentido naturalmente, porque não pode haver atropelos á personalidae de ninguém; portanto sou fervorosamente contra a "adopção" entre pseudo casais ( e mais por ora não digo )
Afixado por: KIm em outubro 19, 2004 07:12 PMÉ salutar a iniciativa; todavia faço um pequeno reparo: não concordo com o termo "adopção", pois quem realmente quer "adoptar" antes de mais quer amar e é justamente por isso que os processos são morosos, pois que na borucracia não existe amor.è uma responsabilidade enorme ser mais mãe ou pai na odopção; Um bem haja aos futuros pais que pedem como quem esmola pede uma criança para cuidar e amar, e uma criança precisa de um pai homem e uma mãe mulher, para que a sua existencia tenha sentido naturalmente, porque não pode haver atropelos á personalidae de ninguém; portanto sou fervorosamente contra a "adopção" entre pseudo casais ( e mais por ora não digo )
Afixado por: KIm em outubro 19, 2004 07:12 PMKim,
permita-me discordar do seu pequeno comentário. Sou mãe candidata e singular, à semelhança de outros homens e mulheres que, sozinhos, decidem adoptar e não me parece que uma criança precise, como diz, de um "pai homem e uma mãe mulher" para que "a sua existência tenha sentido".
Sou a primeira a dizer que quanto mais é alrgada a família melhor, que é como quem diz, se a minha filha (que há-de vir) tiver no seu núcleo familiar para além da mãe, um pai, 2, 3 ou 4 avós, irmãos, tios, cachorro, gatos e piriquito, seria bem melhor!!! (sobretudo para mim porque teria imensa ajuda!) A felicidade dos nossos filhos não pode estar dependente do sexo, idade, profissão... das pessoas que vivem com eles, mas da qualidade das pessoas que vivem com eles.
Sei que quis dizer que não é a favor da adopção por parte de casais homossexuais, mas se calhar é melhor do que se manterem as crianças nas instituições. Aliás, acho que este preconceito acabará por cair como caiu a impossibilidade de pessoas como eu, singulares, poderem adoptar. Hoje há paridade, pelo menos na lei, pese embora muitos candidatos/as singulares se queixem da discriminação até por parte dos serviços das SS.
Afixado por: Benedita em outubro 19, 2004 11:22 PMConcordo inteiramente com a Benedita. Até porque já está mais do que provado, que, uma criança criada e educada por casais ou alguém homossexual, não tem mais problemas do que aquelas criadas e educadas por casais ou alguém heterossexual. Se a educação e a orientação sexual dessas crianças vai ser condicionada pelo facto de viveram com alguém homossexual, é pura fantasia. A maioria esmagadora dos homossexuais foram criados e educados em seios de famílias hetero, e como vemos, tiveram opções sexuais bem diferentes dos seus educadores / pais.
Muitos parabens! pela vossa iniciativa, já fizeram o pior, que é dar o 1º passo. agora com a colaboração de todos será tudo mais fácil...
Afixado por: Sérgio Olim em outubro 20, 2004 02:47 PMOi..eu tenho 16 aninhus e minha intenção quando for mais velha é dee adotar uma criança. Podes ter certeza de que apoio essa ideia.
Bjus
Afixado por: JeriLee em outubro 29, 2004 01:30 AME salutar a iniciativa Eu gostava de adotar uma crianca Brazileira vivo na Holanda nao sei como a encontrar nao sei moradas de orfanatos onde me inscrever etc.Onde a procurar
Afixado por: Isabel em novembro 10, 2004 10:50 AMolá! é com muito prazer que me deparo com um site destes, onde a discussão sobre um assunto
tão importante se torna possível! Sou educadora de infância e como acabei o curso agora e não
fiquei colocada, estou a pensar fazer voluntariado numa casa de acolhimento aqui na minha
área! Gostava muito que houvesse mais informação disponível e penso que aqui também se
podia fazer alguma coisa sobre isso. Quero dar os meus parabéns a todos (casais e singulares)
que adoptaram ou estão no longo caminho da adopção. Sempre pensei adoptar uma criança e
hei-de faze-lo, um dia mais tarde! Só queria dizer que era importante haver mais sites e já que
encontrei este, meio por acaso, podiam falar das borucracias, das instituições, dos processos,
de voluntariado... espero que seja possível e que pensem nisso!
voltarei um dia destes. Até lá não percam nunca a esperança, porque é de pessoas assim que as
nossas crianças precisam!
Beijinhos Inês
Afixado por: Inês em novembro 11, 2004 12:33 AMIsabel da Holanda
Para adoptar uma criança tem de ir pelos serviços de adoção no seu país. Não sei como funciona aí mas conseguirá sem dúvida pesquisando um pouco (em holandês...)
Felicidades
Inês
Tem de nos dizer qual a sua área de residência (ex. grande Lisboa) para ver se alguém conhece uma instituição por esses lados.
Se morar na zona de Santarem ou Sintra talvez a possa ajudar. Contacte-me.
Paula
Afixado por: PaulaP em novembro 11, 2004 11:07 AMO testar a vida aderiu... Porque é urgente despertar consciências!
Afixado por: Cientista em novembro 13, 2004 08:31 PMOLA.UM DIA QUERIA ADOPTAR UMA CRIANÇA MS COM ESTA BUROCRACIA K TEMOS EM PORTUGAL DESESPERAMOS E SE PENSARMOS BEM CADA VEZ A MAIS CRIANÇAS ABANDONADAS A PRECISAR DE UM LAR E AMOR.QUANTO TEMPO MAIS VAMOS TER K ESPERAR.
Afixado por: TERESA LIMA em novembro 17, 2004 02:50 PMOla, escrevo dos Estados Unidos, somos portugueses.Tenho uma vida fantastica, embora ja seje mae de 3 rapazes adorava poder adoptar uma crianca em Portugal. Queria informacoes, nao faco a minima ideia por donde comecar.Agradecia a mais pequena ajuda.
Obrigado
Anabela
Esta última questão posta pela Anabela que escreve dos EUA é mais que recorrente no blog: apesar de viverem fora do nosso país há muitos anos, querem adoptar uma criança EM PORTUGAL.
Eu sugeria que, antes de tentarem a adopção em Portugal, procurassem os serviços de adopção dos países onde vivem: é mais fácil, mais barato e , se calhar, mais organizado porque as instituições funcionam, na sua maioria, melhor que em Portugal.
Não custa tentar. E desculpem não haver melhor resposta que isto.
Afixado por: Benedita em novembro 23, 2004 02:25 PMEu?! Já adoptei... ;)
Afixado por: Joana em novembro 25, 2004 03:47 PMOlá,
Eu não tenho nenhum "Blog"....ando pelos "Blog's" alheios mas, tenho muita vontade para lutar.
Contem comigo .... é só mandar um mail!
Boa noite.
Afixado por: Ana Antunes em dezembro 1, 2004 01:38 AMer... olá
tenho passado por aqui algumas x, nem sei se alguma x deixei algum comentário, mas pensei nisso muito...
ter visto por aqui a mª p e o roberto (são vocês, não são?), despertou a minha coragem
por estes caminhos da adopção e assuntos afins online não andam só as pessoas que estão a começar vida nova na adopção
estão também pessoas que têm vida velha pela adopção
vou pensar um pouco mais, talvez vos escreva a desumanidade que me aconteceu num processo de adopção - entenda-se, tudo bem feitinh - segurança social, as tais equipas da treta, bláblá (desculpem o desprimor da linguagem)
deixo por aqui o meu comentário
ah!desejo tudo de bom para o vosso projecto que me parece ter "pés e cabeça"
Afixado por: s em dezembro 15, 2004 12:06 PMVi agora... claro que o mínimo é colocar o símbolo. Tomar a iniciativa é fundamental contra a indiferença que nos paraliza - sobretudo, nesta área. Bjs, força e coragem.
Afixado por: Viajante em dezembro 26, 2004 06:30 PMficamos mto contentes ao ver este, pois o problema é geral.o tempo que demora nao tem final.Quanto tempo mais?boa sorte para todos
Afixado por: joao em janeiro 4, 2005 11:10 PMSIM. Há muitos medos e preconceitos no que diz respeito à adopção. E, dado o número de crianças "institucionalizadas", todas as campanhas e acções são urgentes. O "boneco" tb foi inserido no meu blogue. Parabéns pela iniciativa.
Afixado por: DivaseContrabaixos em janeiro 17, 2005 02:12 AMOlá! Aderi à iniciativa mas não consegui acrescentar o meu blog à lista! Continuação de um bom trabalho!
Afixado por: traductus em janeiro 18, 2005 01:35 PM