julho 02, 2004

2º Encontro “Eu adoptei”

Enquanto elemento agredador de vivências e motivações, este Blog continua a desenvolver esforços no sentido de dar mais visibilidade ao tema da adopção em Portugal.
Como tal, solidário com a iniciativa já efectuada, e com as que se venham a desenvolver, disponibilizo-me para co-organizar o 2º Encontro.

Pede-me a Patrícia, que seja criado um post (este) onde se poderá debater e refletir sobre as motivações dos participantes.

Local: Setúbal
Mês: Outubro
Dia: A definir

Pontos a discutir sobre a Organização:

Dia (Sábado ou Domingo)?
Objectivos do encontro?
Actividades do encontro?
Quem Convidar?
Aberto à comunicação social?
Potenciais patrocínios.

Todas as ideias são positivas, será no entanto de relembrar, que tudo o que se vier a realizar, que extravase o simples almoço de confraternização, envolve custos que terão de ser suportados pelos participantes, caso não haja patrocínios.

Bem hajam, pelo apoio.

Patrícia / PauloS

Publicado por PauloS em julho 2, 2004 03:40 PM
Comentários

Olá aos dois! Fico feliz por , com tanta antecedência, se estar a pensar na organização do encontro!
Por mim, prefiro sempre o sábado, poder-se-á sempre ligar o encontro a um fim de semana prolongado (por exemplo) e o domingo seria dia de regresso. Mesmo indo e vindo no mesmo dia agrada-me sempre saber que ainda tenho o domingo...
Também me agrada que a comunicação social esteja presente (aliás, eu já era dessa opinião aquando do 1º encontro). Os jornalistas têm a sua ética profissional, poderão fotografar ou não o que quisermos, e sobretudo, recolher testemunhos valiosos (sob outra identidade se assim o entendermos. Não nos esqueçamos da imprensa local, Setúbal deve ter de certeza um jornal... isto, para além dos outros 'media', claro.
A presença de convidados também me parece boa ideia, podíamos fazer uma manhã mais "oficial" e depois do almoço uma coisa mais informal, uma vez que muitos de nós já se conhecem e não há gelo a derreter...
Ando há semanas a tentar descobrir o paradeiro da tal Associação COLO, que supostamente existe como apoio aos candidatos e pais adoptantes, mas nada consegui...
Parabéns!
Já agora, porque não convidar também alguém da adopção internacional? Eu só conheço a Dra. Graça Ribeiro por telefone (e é amorosa e ajudou-me imenso)mas se calhar podia lá dar um pulo para alertar (quem não sabe) sobre esta "modalidade" que muitos desconhecem.
Um beijinho a ambos.
(Tenho este mês a minha avaliação psicológ... mais um mês e tal e espero que o meu processo já esteja na adopção internacional... espero!)
Obrigada a todos.

Afixado por: Benedita em julho 2, 2004 11:06 PM

Concordo com tudo o k a Benedita diise.
Bjs malaca

Afixado por: malaca em julho 2, 2004 11:12 PM

Também concordo com o que a Benedita diz, é melhor o Sábado ( que poderá se estender ao Domingo ). Convidar-se alguma comunicação social, também é uma ideia boa e a pensar; achei uma óptima ideia o convite ser endereçado à Dra. Graça Ribeiro da adopção internacional de Lisboa, também eu já falei com ela, e adorei, por todas as razões.

Maria Van Dijk

Afixado por: Maria van Dijk em julho 3, 2004 01:22 PM


benedita
segundo o artigo que li, a colo,pensa arrancar só no fim do mês,embora não oficialmente tenha já muitos contactos.a sede pelo que percebi vai ser em cascais.também gostava de saber o contacto deles,visto ter toda a intensão de ajudar como puder,inclusive no algarve onde resido.ACHO QUE DEVIAMOS CONVIDAR PELO MENOS O CASAL DE FUNDADORES

sobre o encontro,tambem prefiro o sábado

como não fui ao 1º almoço,
nem sei o que esperar,
por isso não consigo dar muitas opiniões,
embora pessoalmente fique um bocado inibida com a comunicação social,
podemos sempre fazer uma manhã mais oficial,será que numa sala de reuniões? com palestras sobre o tema,e um tempo para quem quiser partilhar a sua história,duvidas ou simples comentários.
e o almoço ser mais reservado ,já sem as indidualidades e imprensa presentes????
só convivio do BOM ,com pais,futuros pais e filhotes????é só uma ideia geral,de quem não tem a minima noção do que será possivel fazer....
ainda bem que os temos a vocês
OBRIGADA

Afixado por: gibarao em julho 3, 2004 10:08 PM

Eu já contactei com a COLO. São muito simpáticos os seus fundadores. Trata-se do Dr. Esteves Aguiar e da sua esposa Sandra Coimbra.Ajudaram-me muito num momento particularmente difícil do processo de adopção. O contacto é o seguinte: colo-appa@clix.pt

Maria Joana

Afixado por: Maria Joana em julho 5, 2004 11:14 AM

alex. como te disse estou disponível para ajudar na organização do encontro.

quanto ao dia prefiro sábado para depois termos o domingo para descansar, porque me parece que estas iniciativas são muito cansativas, quanto mais não seja pela exposição e pelo facto de as pessoas não se conhecerem, exceptuando as pesssoas que foram ao primeiro encontro, de peniche.

talvez seja mais fácil definir objectivos a partir de actividades que vão de encontro aos participantes. do meu ponto de vista este deve ser aquilo que nos queremos, não? identificando estas será fácil traçar uma linha de objectivos...
quanto a actividades, para além do almoço, que poderá ser como a joana diz fechado à comunicação social, e sem expôr de uma forma muito organizada
sugiro o seguinte:
- painel de testumunhos com casos de sucesso e insucessos - portanto de testemunhos antes da adopção e depois da adopção. em relação a pós-adopção poder-se-á centrar o testumenho mais nas questões educativas...; (convidar casais e singulares - a margarida martins poderá ser uma convidada - neste caso poder-se-á fazer uma ficha orientadora para ajudar as pessoas no seu testemunho...
(1) ouvir a "comissão de avaliação da nova lei" - dr. vilas boas - nessa altura penso que os resultados, se é que ainda não foram publicados, serão de carácter mais conclusivo.
(2) convidar a SS do distrito de Setúbal para dar o testumho dos serviços competentes nesta;
(3) dar visibilidade às diferentes iniciativas sobre o assunto, nomeadamente à associação Colo que na altura poderá estar constituída...o Paulo´s do blog para falar um pouco da sua iniciativa (como surgi, os objectivos que serve, os resultados, ...), [gostava se a minha iniciativa estiver em estado disso apresentá-la em primeira mão aqui no encontro. irei pedir ao Paulo´s para colocar um novo post da mensagem que mandei para o grupo excluíndo como é evidente o nome verdadeiro das pessoas que lá estão...]
- (4) poder-se-ia ainda juntar o conjunto de livros sobre o assunto que cada um possui para se fazer uma pequena mostra de livros sobre o assunto - não me parece difícil de organizar...
Penso que estas, e mais outras, que entretanto surgirem, poderão perfeitamente preencher um dia de trabalho.
todavia é preciso também pensar em moderadores para as diferentes mesas, bem como em alguém para apresentar/encerrar o encontro apresentado as suas conclusões. sugiro, ainda, mesmo que uma forma caseira e para publicação na net, a organização de um documento com os principais conteúdos do encontro.
sugiro ainda que antes de Setembro esteja posto à divulgação, ainda que na net, um "anúncio" sobre o encontro identificando objectivos, data prevista e convidados, ainda que não confirmados.
mãos à obra. bom trabalho.
beijos e abraços

Afixado por: turandot em julho 5, 2004 06:38 PM

Todas as vossas ideias são muito intersantes. Mas...
- E preciso dinheiro para as realizar, alguer de sala, pagar almoço e talvez deslocações aos convidados e ou alguem arranja patrocinios ou penso que sera economicamente inviavel.
Eu sinceramente ofereci-me para organizar um encontro tipo almoço de confratenização como o de Peniche e não consigo ter tempo para algo tão ambicioso.
Talvez tu Turandot queiras ficar com a tarefa de organizar a parte programatica do encontro, por que eu sinceramente nestes moldes não tenho mesmo disponibilidade para tal. (Vida de mãe trabalhadora é complicada)
- Outro pormenor, quem toma conta das crianças durantes as actividades da manhã? E que é impensavel ter varias crianças sentadas a ouvir uma data de adltos a conversarem. -Neste caso temos que arranjar um grupo dinamizador de actividades infantis..

Afixado por: AlexandraP em julho 6, 2004 12:29 PM


alex, talvez tenha entendido mal os objectivos do próximo encontro que querias organizar. se é só um almoço não me parece que haja muito para pensar. se querem convidar o dr.vilas boas, a graça ribeiro, será que faz sentido convidá-los apenas para um almoço de convívio? não me que os senhores disponibilizaram o seu tempo para tal. se é para almoçar não precisamos de patrocínio. cada um paga o seu e ponto final...
sinceramente acho que se devia fazer algo mais que um almoço...será mesmo preciso dinheiro para aluguer de salas, ... não haverá uma instituição local que disponibilize o espaço para tal. as deslocações dos convidados não serão pagas por eles próprios? quando participo em seminários as deslocações são pagas por mim. sendo a causa que é não faz sentido que eles cobrem dinheiro para as deslocações, etc. quanto muito teremos que pagar o almoço e isso pode ser quotizado pelos participantes. quanto às crianças, tens razão, ontem também me lembrei disso,....que interesse poderá ter a comunicação social num simples almoço de candidatos e pais adoptivos?
acho que devemos arregaçar mangas, é por uma boa causa. as iniciativas da sociedade civil são um excelente meio de pressão, de alerta, etc.
o desafio que deixo é que constituamos desde já uma comissão organizadora para o efeito. aceitam-se voluntários...o Paulo ao que parece já se tinha oferecido...é evidente se encontro for na minha região terei mais facilidade em arranjar espaço...

Afixado por: turandot em julho 6, 2004 01:00 PM

desculpem já estar a meter a colherada, ainda sou novata nesta matéria, mas penso que, em primeiro lugar há que definir muito bem o que se pretende (ou apenas um almoço ou um encontro mais elaborado). Se se optar pela primeira solução, há que definir, apenas, um local e uma hora para o almoço (se estivesse bom tempo até poderia ser num local ao ar livre e um almoço partilhado tipo piquenique). A comunicação social não fará, neste caso, muito sentido mas, mesmo assim, se for poderei sempre fazer um press release (sou jornalista). No segundo caso, faz todo o sentido convidar a comunicação social (sou suspeita mas o eco que a c.s. faz dos assuntos é insubstituível). Quanto às despesas, neste caso, obviamente que cada um, na sua terra, teria mais hipóteses de arranjar locais gratuitos para as sessões/debates e todo um programa de animação paralelo. Se entenderem que pode ser organizado em ovar, digam que eu poderei fazer alguns contactos para ver a receptividade. Seja onde for, sabado parece ser, de facto, o melhor dia. Atenção que se for para convidar entidades, o tempo já não é assim muito! Três ou quatro meses de antecedência para a agenda de certas pessoas não é nada! Aguardo notícias. Quanto a mim, o primeiro passo é definir que tipo de encontro. Voto num encontro de esclarecimento!

Afixado por: manuela em julho 6, 2004 02:27 PM

manuela tens razão. tb. acho que há aqui dois tipos de encontro. eu inclino-me mais para o segundo como deve calcular pelo exposto até. mas o que entende por encontro de esclarecimento. é mais ou menos do tipo de encontro que defendo? então resta colocar aqui à "votação" o que realmente as pessoas querem. tem razão quando diz que o tempo já é apertado, mas se agirmos já penso que ainda vamos a tempo...
ENTÃO DECIDAM-SE O QUEREM FAZER. Repito que me inclino mais para o segundo, já tinha expressado essa opinião no primeiro almoço, que os encontros teriam que ser mais do que um simples almoço. a fim de algum tempo para quem se conhece mal a conversa esgota-se...por outro lado é uma forma de sermos mais interventidos; afinal como candidatos ou pais adoptivos somos os principais interessados. como crozier dizia a sociedade não muda por decreto...
bem haja a discussão para chegarmos a algum lugar...

Afixado por: turandot em julho 6, 2004 04:31 PM

Turandot e Manuela
Eu naõ disse que voçes não tinham razão. O que eu disse é que não tinha muita disponibilidade para organizar algo nos moldes que se pretende. O objectivo e ideias por vos propostas são optimas.
Vou falar com o Paulo, talvez ele se lembre de alguma instituição aqui em setubal que possa ceder a Sala.
De qualquer forma eu penso que deveriamos organizar o programa de forma inverso.
- Das 12h.15h almoço de confraternização.
- Das 15 as 17 h comunicação social mais intervenções dos convidados.
Pois:
- Penso que muitas pessoas vão precisar da manha de sabado para se deslocarem.
- Alem disso garantiamos que o almoço começava a horas (quando se tem criança por perto os horarios são muito importantes)
- Depois do almoço, quem tivesse crianças e fosse complicado continuar a assistir podia simplesmente ir embora...
Quanto ao dividir o dinheiro do almoço pelos convidados penso que isso depende da proporção entre nº de convidados e nº de participantes.
Quanto ao organizar o programa e contactar os convidados, nãos e precisa de estar em Setubal para fazer isso. A Turandot pode nesta parte prestarnos uma grande colaboração, fazendo o convite tipo e sondando os possiveis candidatos.
Eu aponto o 2º fim-de-semana de Outubro como uma boa data.
Alexandra

Afixado por: AlexandraP em julho 6, 2004 09:18 PM

Turandot e Manuela
Eu naõ disse que voçes não tinham razão. O que eu disse é que não tinha muita disponibilidade para organizar algo nos moldes que se pretende. O objectivo e ideias por vos propostas são optimas.
Vou falar com o Paulo, talvez ele se lembre de alguma instituição aqui em setubal que possa ceder a Sala.
De qualquer forma eu penso que deveriamos organizar o programa de forma inverso.
- Das 12h.15h almoço de confraternização.
- Das 15 as 17 h comunicação social mais intervenções dos convidados.
Pois:
- Penso que muitas pessoas vão precisar da manha de sabado para se deslocarem.
- Alem disso garantiamos que o almoço começava a horas (quando se tem criança por perto os horarios são muito importantes)
- Depois do almoço, quem tivesse crianças e fosse complicado continuar a assistir podia simplesmente ir embora...
Quanto ao dividir o dinheiro do almoço pelos convidados penso que isso depende da proporção entre nº de convidados e nº de participantes.
Quanto ao organizar o programa e contactar os convidados, nãos e precisa de estar em Setubal para fazer isso. A Turandot pode nesta parte prestarnos uma grande colaboração, fazendo o convite tipo e sondando os possiveis candidatos.
Eu aponto o 2º fim-de-semana de Outubro como uma boa data.
Alexandra

Afixado por: AlexandraP em julho 6, 2004 09:25 PM

alex,
proponho que então se definida datas, obbjectivos, programa de trabalhos, convidados, destinatários. podemos e devemos começar por aqui. se não for possível organizar em setúbal passamos o encontro para outro sítio, mas seria preciso começar a sondar a disponibilidade das instituições em ceder espaços para o evento. quanto ao número de convidados não podem ser muitos que não posssamos quotizarmos para pagar-lhes o almoço: falamos na graça ribeiro, vilas boas e o serviço da ss de setúbal caso seja realmente em setúbal - e que seja porque a iniciativa foi tua...a cidade é simpática e come-se bom peixe e choco frito de que gosto muito e há muito que não como...e é também para variar. o tempo que propões também não podem ser mais. parece-me que a tarde é bastante reduzida para as questões mais formais...acho que devemos começar pela manhã tipo 10h30. no encontro de peniche as pessoas de mais longe foram de véspera. é apenas uma sugestão...mas se optarmos só pela tarde com a possibilidade de as pessoas se irem embora depois do almoço talvez corramos o risco de ficaram poucos até porque a adesão talvez não seja muito superior a de Peniche...quanto aos pimpolhos não sei até que ponto não se pode organizar um programa para eles, não sei. não tenho prática disso...depende da idade deles. é preciso em primeiro lugar saber quantos irão e que idade têm...para vermos o que fazer...no encontro de peniche não foram muitas crianças, pelo contrário. os pais preferem não expôr os filhos a estas situações. se não estou enganada a maioria eram candidatos a pais adoptivos.
o segundo fim de semana de outubro parece.me óptimo (dia 16 de Outubro). poderei ensaiar uma proposta de programa, objectivos, destinatários e pôr a consideração de todos...aqui para recolher contributos...mas antes de começar gostava de fixar sobretudo a duração do encontro. dia inteiro ou parte do dia como propões. as outras pessoas interessadas por favor digam o que preferem. o encontro é para nós...precisamos deste trabalho de concepção inicial para abordar os convidados oradores (graça ribeiro, vilas boas, etc.). alex concordas com o facto de se convidar também a SS de Setúbal? o que pensam da utilidade de uma representação dessa natureza? acho que também devemos convidar a COLO...
gostava por fim de dizer-te alex que o encontro deverá ser sobretudo o que quiseres porque a inicitiva é tua... mais tarde noutro lugar poder-se-á organizar outra coisa, diferente do almoço...

em setúbal ainda há o António que esteve em peniche que poderá, talvez, ajudar-te na organização da logística (sala, restaurante, ....) em relação ao resto posso ajudar-te à distância. mas podemos desde ja também ver se existem outras pessoas disponíveis para integrar a "comissão organizadora" - dividido por todos não custa nada...
este tipo de encontro são importantes para nós, e sobretudo para os que estão a integrar esta "luta"...
chegaaaaaaaa! posso dar-te o meu telefone directamente para o teu email...para pudermos falar...
beijos

Afixado por: turandot em julho 7, 2004 03:41 PM

Turandot

A verdade é que muitos poucos participemantes tem dado a sua opinião sobre o encontro. E ter uma visão geral das preferencia das pessoas ajudava muito. Porque o encontro não é só para mim nem só para ti, é para nos todos participantes deste blog.
Quanto ao António (??) não me recordo dele. Talvez tu o possas contactar...sff.

Afixado por: AlexandraP em julho 8, 2004 10:18 AM

Alexandra e turandot:

Têm toda a razão no que dizem. Para se organizar um encontro destes é necessário debater várias questões. Independentemente de eu estar presente ou não, pois não sei ainda se estarei em Portugal em Outubro, a minha opinião é a seguinte:

Concordo plenamente com o que a turandot diz, ou seja, estar a convidar a Dra Graça Ribeiro e outros técnicos da Segurança Social para conviverem apenas connosco não me parece boa idéia. Julgo que haverá muita gente que se poderá inibir de participar num encontro por não se sentirem à vontade com a presença destes técnicos.Convidar a comunicação social para um simples almoço de convivio também não me parece boa idéia. Já será diferente se for organizado um seminário ou workshop ou com outra designação. Nesse caso julgo que seria muito, muito interessante convidar várias personalidades ligadas a esta realidade. Poder-se-ia definir um programa, definir os oradores a estarem presentes e os temas que cada um trataria e no final de cada painel hacer um espaço de debate. E assim, acho que se justifica e bem a comunicação social. Já se percebeu que temos de ser nós, cidadãos da sociedade civil a pressionar e a tentar que esta realidade mude e que o maior número de informação chegue a todos.Aproveitariamos o almoço para conviver. Conheço alguns jornalistas tanto da televisão, como de alguns jornais que posso contactar.Vou pensar num projecto de encontro e logo que possível colocarei à vossa consideração.

Espero ter dado algum contributo. Vamos conseguir melhorar um bocadinho o mundo!!!!
Maria Joana

Afixado por: Maria Joana em julho 8, 2004 11:02 AM

olá a todos
eu ainda não tinha dito nada porque estou mesmo dividida,mas reconheço que têm razão quando pedem para nos despacharmos a resolver o que "queremos".
confesso que tudo o que ultrapassa um simples almoço de convivio me assusta um bocado,talvez porque não conheço ninguem,e achasse mais fácil ser tudo combinado pessoalmente no encontro,para um trabalho futuro bem organizado.não me levem a mal,não estou a duvidar das vossas competencias,
mas acho que o assunto ADOPÇÃO ainda é tabu para muita gente,e se falhar algo,parece-me mais prejudicial à causa do que benéfico.pondo isto,se acharem que à distancia se consegue fazer uma coisa à séria,então estou convosco,afinal quem não arrisca não petisca...
vivo no algarve,mas se acharem que têm trabalho para mim,vamos a isso,estou à vossa disposição.
vou esperar por mais opiniões ,mesmo de quem não saiba se vai,no fundo,ao ouvirmos os outros ,vamos pensando em mais ideias.
estou a pensar levar o meu filhote,que tem 5 anos(quase 6) e não pára quieto!!!!!!!!!!!!

Afixado por: gibarao em julho 8, 2004 11:23 AM

alex, maria joana e gibarao,
gostei de ver aqui as vossas opiniões sobre o encontro e a vontade em que têm, mesmo que à distância, em ajudar a organizar qualquer coisa que possa exercer mais pressão sobre os serviços competentes da área da adopção.já no último encontro, como disse, expressei a minha vontade em fazer algo mais que o almoço de convívio, o que as pessoas em geral concordaram; inclusivamente falou em formar uma associação,mas que ficou para avaliarmos mais tarde depois de identificada a acção da Colo, que ao que parece já foi constituída legalmente - portanto não me parece que faça sentido formar-se outra associação, mas sim trabalharmos com a que já existe...então a iniciativa da alex pareceu uma óptima oportunidade para fazermos algo diferente...e desde modo aqui estou também para ajudar...
neste contexto, acho que pelas 4 podemos pôr mãos à obra....eu já fiz um esquiço de programa que precisa ainda de ser mais afinado antes de vos mandar para validarem/acrescentarem/modificarem. proponho-vos que no fim de semana eu vos envie esse mesmo esquiço para os vossos emails (alex, maria joana, gibarao) para poderem dar uma achega. assim que tivermos as coisas mais ou menos consolidadas colocamos no blog para vermos a reacção dos outros - ao mesmo tempo podemos ir fazendo os contactos com os potenciais convidados/especialistas na área da adopção, estou a referir-me a dra. graça ribeiro e ao dr. vilas boas. eu também proponho que convidemos a SS de Setúbal enquanto instituição que funciona na região do encontro...o que achas alex?achas que o serviço acolherá bem o convite?
resumindo no fim de semana envio-vos para os emails o esquiço...se concordarem é claro com esta metodologia...
penso que todas pertencemos ao grupo dinamizado pela alex...
beijocas e cá espero a vossa reacção.
ps. alex é natural que não te lembres do antónio porque não estiveste no almoço de peniche. tenho o contacto telefónico dele...
ps. adianto que o programa que estou a gizar inclui a participação de pessoas que trabalham com a problemática, testemunhos de pessoas que já adoptaram, bem como iniciativas da sociedade civil sobre a problemática (associação, blog, etc.)

Afixado por: turandot em julho 8, 2004 12:34 PM

Concordo plenamente. Enquanto aguardamos o projecto de programa vou pensando também.Tentarei ajudar no que for possível.


Maria Joana

Afixado por: Maria Joana em julho 8, 2004 01:37 PM

Também nós queremos participar no encontro. Desde que temos as nossas crianças que procuramos um espaço para poder partilhar as nossas experiências.
Sábado é um bom dia ....
Agradecemos à Maria Joana o contacto que forneceu... Já usámos ...

Afixado por: Fátima em julho 8, 2004 03:20 PM

Fátima
Já agora que fala nas suas crianças, qual é a sua opinião devemos ou não levar as nossas crianças a estes encontros?

Afixado por: AlexandraP em julho 8, 2004 03:54 PM

meninas, hoje estou muito contente. acabei de ver o primeiro draft do site de vos falei...está lindo ...depois confirmarão, ou não, quando estiver disponível...
para os que não sabem propos-me construir um site sobre adopção com carácterinformativo,porque me parece que existe uma lacuna a esse nível, e de observatório da forma forma como decorrem os processos de adopção, através do lançamento de um inquérito semestral e da publicação dos resultados do mesmo. desculpem os que ainda não sabiam desta iniciativa, mas pedi ao PauloS para colocar um post sobre o assunto e até agora ele não atendeu ao meu pedido. deve estar de férias, até porque não tenho visto comentários dele por aqui...aguardemos.
às novas do grupo mandarei a mensagem que fiz circular a pedir comentários e contributos, e que infelizmente ninguém respondeu...continuo a precisar de contributos de voluntários para ajudar na consolidação deste projecto em prol desta nossa causa...sei que também que é um período de férias. eu que ainda me encontrarei a trabalhar por um período superior a um mês, infelizmente, que já estou a precisar de férias...

DESCULPA ALEXANDRA POR UTILIZAR ESTE ESPAÇO DO ENCONTRO, MAS COMO ME PARECE QUE ESTA INICIATIVA SE ESTIVER MINIMAMENTE CONSOLIDADA NA ALTURA DO ENCONTRO, E SE ME PERMITEREM, PODERÁ SER APRESENTADA AOS PARTICIPANTES A PAR DE OUTRAS...
bem hajam
turandot

Afixado por: turandot em julho 9, 2004 10:40 AM

Com a preciosa ajuda da Turandot, o 2º encontro tem já o primeiro esboço do programa. Já agora entre as datas de 9 de Outubro ou 16 de Outubro, quais as vossas preferencias?

Afixado por: AlexandraP em julho 12, 2004 10:25 PM

Olá! no que me diz respeito, preferia a data de 16 de Outubro porque dia 9 faz anos um sobrinho meu e era aborrecido faltar á festinha que faz sempre. Mas não decidam nada só por minha causa....

Afixado por: Isabel M. em julho 13, 2004 12:06 AM

eu tambem só posso a 16

Afixado por: gibarao em julho 13, 2004 10:15 AM

alex!
prefiro a 19 de outubro, logo a seguir irei de férias. parece-me por outro lado que a data do encontro está condicionada pelas disponibilidades dos nossos convidados especiais...só quando começararmos a fazer os contactos nos aperceberemos da viabilidade desta data. sem eles e face ao programa que está desenhado, não há encontro...pelo menos com esses objectivos...

Afixado por: turandot em julho 13, 2004 11:15 AM

Olá todos e muita boa tarde eu gostava muito de ir ao segundo encontro já que ao primeiro não pode ir.
Mas também preferia que fosse o dia 16.Gostava muito de vos conhecer. Um beijinho muito grande para todos.

Afixado por: Deolinda leitão em julho 13, 2004 04:33 PM

Tenho estado ausente pelo que só agora respondo. Acho óptimo que os nossos filhos também participem. Já falámos com dois casais que também querem participar.
Dia 19 de Outubro está óptimo.
Não vejo interesse na participação dessas pessoas que fazem parte da Comissão.
Nós não conhecemos ninguém (nenhum de vós) pelo que achamos importante fazer :
1º) só um almoço para que nos possamos conhecer,(Bem sei que alguns de vós já se conhecem e não podemos estar sempre a partir do mesmo lugar)
2º) Constituir um grupo de trabalho que organizaria então encontros temáticos
3º) O grupo de trabalho apresentaria até final do ano em curso uma proposta de acções para 2005.
Estou disponível para fazer parte do grupo de trabalho...
Vivemos no Algarve e mesmo Braga é aqui ao lado ... Vamos ao fim do mundo
Haverá algum site da associação Colo? P.f. digam-me.
Obrigada

Afixado por: Fátima em julho 26, 2004 01:17 PM

olá fátima.
já fizemos um primeiro encontro que foi só para nos conhecermos. deste encontro resultou a necessidade civil fazer algo mais sobre a adopção. é mais uma voz para tentar mudar o que vai mal neste pais...
tens razão quando dizes que é tudo perto...há outras pessoas aqui no blog que são do algarve...
é óptimo que queira mobilizar-se para fazer qq. coisa. no final do encontro está previsto um momento para reflectirmos sobre o que fazer no futuro...portanto é bem vinda a tua motivação em fazer algo...
não tenho o contacto da colo mas sei de gente que participa aqui que o tem. de certeza que irão responder a tua pergunta...
a presença da comissão é importante para percebermos a sua função e os resultados da primeira avaliação que vimos veiculada sinteticamente na comunicação social...
um abraço

Afixado por: turandot em julho 26, 2004 04:45 PM

sabem se aconteceu algo ao paulo???
ou se só está de férias?!
é que desde o dia 6 que desapareceu do blog,o que parece estranho dado a sua dedicação habitual.
bjk

Afixado por: gibarao em julho 28, 2004 09:59 AM

Olá a todos. Gostava de participar no v/ encontro. Neste momento estou a preparar a minha tese de dissertação da licenciatura de Sociologia e que pretende estudar as representações e expectativas familiares das crianças institucionalizadas para adopção. Bem sei que me centro na perspectiva das crianças, mas penso que para conhecer um problema devo de o olhar sob diversos ângulos. Tenho opinião formada sobre a adopção desde a minha adolescência e gostava de ouvir e debater outras. Vivo no concelho de Sesimbra, perto de Setúbal e se alguem precisar de alojamento posso disponibilizar um quarto. Obrigado

Afixado por: Sandra C. em julho 29, 2004 10:56 PM

olá sandra. será minha futura colega. se a puder ajudar nalguma coisa disponha embora seja uma mera recente candidata à adopção. tenho feito algumas reflexões sobre a matéria embora não tenha muito tempo para aprofundar. será concerteza bem vinda ao encontro que se realizará em outubro. em breve terá conhecimento de mais pormenores sobre o mesmo. estamos na fase de contacto de actores relevantes no assunto....
já agora podia partilhar connosco a sua opinião sobre a adopção. eu a elaborar um site sobre o assunto que terá como elemento central um observatório sobre o assunto. reflexões sobre o assunto ajudar-me-ão a elaborar o questionário que servirá de base ao observatório...
para quando tem previsto finalizar a sua tese? gostaria de lê-la quando terminar. fui voluntária numa instituição de acolhimento, daí a curiosidade. para além disso o site que estou a construir terá uma entrada para divulgar trabalhos sobre a adopção e áreas afins. o seu trabalho caberia perfeitamente nessa rubrica...
ficamos a aguardar notícias suas...
boa sorte para o seu trabalho...

Afixado por: turandot em julho 30, 2004 09:23 PM

Não sei se alguém viu na Sic Notícias um espaço informativo a que chamaram "adopção - missão impossível" este fim-de-semana.Gostaria de algum feed-back em relação a isso. Não me revi nas declarações do casal que foi entrevistado, penso que não é c/acusações e agressões verbais que se vai a algum lado, compreendo a angústia da espera, tb nós estamos à 3 anos nesse "calvário".
Penso que podia ser este o mote para o tema do encontro. O que é que dizem????

Afixado por: carlacunha em agosto 9, 2004 11:13 AM

Carla
Não vi o programa a que se refere na SIC noticias. Eu sou da sua opinião, mais do que simplesmente falar mal, é importante pensar em formas de activamente ajudar a minorar as dificuldades de todo o processo de adopcção. este é sem dúvida o mote do encontro. Mostrar as varias prespectivas sobre a problematica, para juntos podermos contribuir para que todos (pais crianças e instituições) vivam da melhor forma todo este processo.
Contamos com a sua participação em Setubala 16 de Outubro!
Alexandra

Afixado por: AlexandraP em agosto 9, 2004 11:30 AM

Não quero ser repetitiva, mas concordo com a carlacunha. Por muito dificil que seja o processo de adopção, não é com declarações como as do casal que se vai algum lado, pelo contrário com o aparecimento publico de situações como as que foram descritas na reportagem é que os "coitadinhos " que querem adoptar serão sempre os "coitadinhos" e se os funcionários das SS tem o comportamento que alguns relatam, este tipo de divulgação negativa só os incentiva a continuar a serem perfeitamente icompetentes e desumanos porque os "coitadinhos" dos futuros pais estão dispostos a aceitar tudo e todo o tipo de tratamento porque "Coitadinhos " não tem alternativa.
No meu caso as coisas sempre decorreram com grande civilidade e abertura dos técnicos envolvidos, talvez porque nós nunca tivemos a postura dos pobrezinhos pais desesperados que até estão dispostos a tudo para adoptar..
Como é um tema muito sensivel acho que este tema deveria ser um dos pontos no encontro.
Dia 16 de Outubro, é uma data impossivel, pois coincide com a do baptizado na nossa filhota.

Afixado por: Ana em agosto 9, 2004 11:31 AM

Não quero ser repetitiva, mas concordo com a carlacunha. Por muito dificil que seja o processo de adopção, não é com declarações como as do casal que se vai algum lado, pelo contrário com o aparecimento publico de situações como as que foram descritas na reportagem é que os "coitadinhos " que querem adoptar serão sempre os "coitadinhos" e se os funcionários das SS tem o comportamento que alguns relatam, este tipo de divulgação negativa só os incentiva a continuar a serem perfeitamente icompetentes e desumanos porque os "coitadinhos" dos futuros pais estão dispostos a aceitar tudo e todo o tipo de tratamento porque "Coitadinhos " não tem alternativa.
No meu caso as coisas sempre decorreram com grande civilidade e abertura dos técnicos envolvidos, talvez porque nós nunca tivemos a postura dos pobrezinhos pais desesperados que até estão dispostos a tudo para adoptar..
Como é um tema muito sensivel acho que este tema deveria ser um dos pontos no encontro.
Dia 16 de Outubro, é uma data impossivel, pois coincide com a do baptizado na nossa filhota.

Afixado por: Ana em agosto 9, 2004 11:35 AM

FICA TUDO DESFORMATADO, MAS AQUI FICA...


I Encontro de Candidatos à Adopção e Pais Adoptivos – Nós Adoptamos

Em Setúbal (nas instalações da Cáritas de Setúbal)

16 de Outubro de 2004

Finalidade

Contribuir para o enriquecimento da reflexão sobre tema da adopção, através da promoção de encontros, principalmente, dinamizados e destinados a candidatos à adopção e a pais adoptivos.

Objectivo(s) do Encontro

Objectivos Centrais
● Promover o encontro de candidatos à adopção e pais adoptivos e deste com as instituições que trabalham neste domínio.
Objectivos Específicos
● Identificar as principais questões que preocupam os candidatos à adopção e pais adoptivos.
● Partilhar com as instituições e técnicos que trabalham no domínio da adopção as principais dúvidas e questões que preocupam os candidatos e os pais.
● Partilhar informações (a nível processual), experiências e vivências sobre a adopção.

Destinatários
● Candidatos e pais adoptivos
● Responsáveis e representantes de serviços competentes da área da adopção
● Interessados em geral pela problemática da adopção

Promotores
Grupo de candidatos à adopção e pais adoptivos.

Apoios
● Caritas de Setúbal
● Blog “Eu Adoptei”

Programa Provisório

16 de Outubro de 2004
Recepção dos participantes

11h00 – 11h30 Sessão de Abertura

● Representante (s) da Organização do encontro.

● Dr Álvaro Quintas
Cáritas de Setúbal

● Instituição a Identificar
11h30-12h15
I Painel
“Iniciativas da sociedade civil em prol da adopção”

Moderação: Representante da organização do Encontro.

● Associação COLO (a confirmar)

● Blog “Eu – Adoptei” (a confirmar)

● Opção + Adopção – Observatório On Line sobre adopção (a confirmar)

12h15-12h30 Debate

12h30-14h30
Almoço

14h30 – 16h45
II PAINEL

Moderação: (A identificar)

Intervenientes:

“Os caminhos da adopção nacional e internacional”

● “ A Adopção Nacional”
Serviço Regional da Segurança Social de Lisboa (a confirmar)

● “A Adopção Internacional” – uma hipótese diferente no caminho da adopção
Direcção Geral de Solidariedade e Segurança Social (a confirmar)

“A CAELA – Primeiros resultados da avaliação da nova lei da adopção”

● Dr. Vilas Boas
Comissão de Acompanhamento da Execução da Lei da Adopção (CAELA)


“As vozes dos que adoptaram”

Margarida Martins (Mãe Adoptiva; Adopção Singular; Presidente da Abraço)
Maria João Louro ( Mãe adoptiva; adopção internacional)
António Neves (Pai Adoptivo; adopção singular)


16h45 – 17h00 Debate

17h00
“Desafios para futuros encontros e/ou iniciativas/ eventos e Encerramento do Encontro”

● Representante(s) da Organização do Encontro
● Uma instituição do Painel anterior (a identificar)
● Cáritas de Setúbal (Dr Álvaro Quintas)


INSCRIÇÕES PROVISÓRIAS, para Alexandra.P@sapo.pt, mencionando o seguinte:
- Nome
- Nº de Adultos
- Nº de Crianças e idade das crianças
- Telefone de contacto

Afixado por: turandot em agosto 17, 2004 07:33 AM

Olá turandot. Sou a tal pessoa que vai fazer a tese de licenciatura sobre a adopção. Estive de férias, pelo que só agora posso agradecer a oferta de ajuda e apoio. Aproveito já para perguntar se conhecem algumas instituições de acolhimento de crianças (p/ adopção) em Lisboa ou arredores, sobre as quais me possam fornecer algumas informações. Tenho de estar em contacto com as crianças e jovens que se encontram nessas instituições pelo que me vou oferecer como voluntária para trabalhar em duas dessas instituições durante alguns meses. Procuro uma pequena de tipo familiar e outra grande com bastantes crianças (60-100). Espero que me aceitem
pois como sou trabalhadora estudante, só posso dispensar algumas horas por dia. Se tiverem informações podem contactar-me (que eu agradeço muito, muito) p/ SandraMCunha@yahoo.com ou smcunha@netvisao.pt. Entretanto, espero conhecer-vos a todos em Outubro no 2º encontro. Até lá podem visitar o meu site: http://maracuja.homeip.net/opiniao/soc/filhos, onde expresso um pouco do que penso sobre o assunto. O programa parece-me bastante bom. Parabéns.

Afixado por: Sandra C em agosto 30, 2004 11:03 PM

Informações sobre o Encontro em Outubro em:
http://pwp.netcabo.pt/0652496402/default.htm

Afixado por: AlexandraP em agosto 31, 2004 05:54 PM

assunto: colaboração para a realização de trabalho sociologico sobre a adopção
Sr. Paulo tenho visitado este site com o objectivo de realizar um relatório sobre o tema da adopção em Portugal e lembrei-me de lhe perguntar se poderia facultar alguns ados estatisticos sobre a adopção em Portugal, nomeadamente se tem algum material sobre a a razão que leva os portugueses a adoptarem crianças.parabens pelo seu site
com os melhores cumprimentos
Esmeralda, Patricia e Vera
alunas do ISCTE

Afixado por: vera em novembro 4, 2004 04:00 PM

assunto: colaboração para a realização de trabalho sociologico sobre a adopção
Sr. Paulo tenho visitado este site com o objectivo de realizar um relatório sobre o tema da adopção em Portugal e lembrei-me de lhe perguntar se poderia facultar alguns ados estatisticos sobre a adopção em Portugal, nomeadamente se tem algum material sobre a a razão que leva os portugueses a adoptarem crianças.parabens pelo seu site
com os melhores cumprimentos
Esmeralda, Patricia e Vera
alunas do ISCTE

Afixado por: vera em novembro 4, 2004 04:00 PM

Olá Vera,

Eu também sou aluna de sociologia no ISCTE. Estou no último ano e o tema da minha dissertação são "as representações e expectativas sobre a família e a adopção em crianças e jovens institucionalizados". Se quiserem posso facultar alguma bibliografia que venho recolhendo há já 1 ano e alguns dados estatísticos. O meu e-mail é: SandraMCunha@yahoo.com ou smcunha@netvisao.pt. Boa sorte.

Afixado por: Sandra Cunha em novembro 4, 2004 08:58 PM

Sandra,
muito obrigada!! a sua ajuda vai-nos ser muito útil.
No último encontro, um dos particpantes deste blog apresentou uma proposta de um Observatório onde estaria também incluída uma secção para bibliografia.
Nessa altura contactamo-la, pode ser?
Obrigada

Afixado por: Benedita em novembro 5, 2004 11:11 AM

Olá Benedita,

Por acaso estava a falar para a Vera (aluna do Iscte) que pediu ajuda, mas é claro que a proposta se estende a quem desejar. Aliás, no encontro já tinha falado com a Turandot, e disponibilizado a bibliografia que tenho. Ainda não a tenho totalmente organizada, mas é uma questão de um dia ou dois... Os resultados do estudo, ou seja, a resposta à pergunta "O que é que os miudos (institucionalizados) realmente querem", estará disponível em Julho do próximo ano (espero!).
Ainda não sou candidata à adopção mas espero vir a sê-lo dentro de um ano ou dois e pareceu-me muito imprtante ver as coisas do ponto de vista dos miudos.
Boa sorte para os v/ processos.

Afixado por: Sandra Cunha em novembro 5, 2004 11:53 PM

Qualquer luta vale a pena quando a alma não é pequena !
E a vossa é do tamanho do Universo .
Parabéns pela vossa coragem e carinho.
Crianças são anjos no mundo dos adultos...

Afixado por: Fernanda em dezembro 17, 2004 04:31 PM